terça-feira, 20 de outubro de 2009

Gal Costa - Minha Voz (1982)

Quando Minha Voz foi lançado em 1982, Gal Costa vivia uma fase de extrema popularidade. Vinha do show "Festa do interior", que era que uma revisão do repertório do show "Fantasia", que antecedeu o disco, e com a responsabilidade de responder às expectativas geradas pelo sucesso dos discos anteriores, concentrou todo seu talento nesse CD. O repertório foi escolhido repetindo o esquema de "Fantasia", com composições de Caetano Veloso (o compositor mais gravado por Gal Costa), uma inédita de Djavan e canções destinadas ao carnaval. Além de "Bloco do prazer" de Moraes Moreira, Gal retirou do fundo do baú uma marchinha carnavalesca da década de 30, e que novamente, como fizera com "Balancê" no carnaval de 1980, retirou do anonimato e fez um grande sucesso: "Pegando fogo" que mais tarde foi regravada em em espanhol. A canção "Dom de iludir"- um dos sucessos desse disco - foi composta para Maria Creuza e não para Gal Costa como muitos imaginam. A canção "Groupie", da fotógrafa Beti Niemeyer é outra curiosidade do CD pois é notável escutar o papo de Gal com os colegas Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e Rita Lee. Um cd excepcional desta excepcional musa da MPB.


Músicas

1. Minha Voz, Minha Vida
2. Azul
3. Musa Cabocla
4. Dom de Iludir
5. Solar
6. Borzeguim
7. Bloco do Prazer
8. Verbos do Amor
9. Luz do Sol
10. Pegando Fogo
11. Groupie

3 comentários:

  1. Tuca, toda vez que vejo um álbum novo no blog, me convenço do teu bom gosto musical com ainda mais convicção. :-D

    Beijins.

    ResponderExcluir
  2. Hehe. :-) Mas fico baixando tudo, né? Vou fazer o quê? Obrigada pela visita. Como a gente só se viu uma vez na vida, creio que seja hora para marcarmos uma coisinha, você, M., eu, né? :-)

    ResponderExcluir
  3. Tá em stand by, é? vamos vamos vamos...quero mais!
    beijocas, minha linda!
    Luisa

    ResponderExcluir