No início do ano de 1972, Milton Nascimento estava um tanto desacreditado. Desde o impacto da música Travessia em 67, ele não conseguira mais impressionar o público. Seu disco de 68 era um razoável esforço para firmar a linguagem musical que ele estava desenvolvendo com seus amigos em Minas Gerais, porém a sensação entre o público era de que eles poderiam produzir algo mais significativo, mais contundente. Foi o que aconteceu em 72.
O disco não teve uma boa acolhida imediata, mas aos poucos foi se firmando e até o final daquele ano já era obrigatório em qualquer toca-discos. Ele apresentava um conjuntode referências que iam música barroca mineira à toada popular, dos Beatles ao progressivo, passando pelos folks americano e inglês. Sem mencionar o jazz e o samba que pontuam o disco. Esse conjunto de músicas conseguiu ser a melhor síntese da musicalidade do "Clube da Esquina", expressão que batizou o disco e o próprio grupo. Seria simplista dizer que o resultado atingido se resume a uma junção de elementos. Na verdade, ao longo da audição, as influências ficam difusas e as qualidades do Clube se sobrepõem: o jogo de vozes, as letras enigmáticas, os climas por vezes soturnos e em outros momentos eufóricos. A voz de Milton estava no auge e a inspiração do grupo no mesmo tom.
Músicas
- Tudo que você podia ser
- Cais
- O trem azul
- Saídas e Bandeiras nº 1
- Nuvem cigana
- Cravo e canela
- Dos cruces
- Um girassol da cor de seu cabelo
- San Vicente
- Estrelas
- Clube da Esquina nº 2
- Paisagem na janela
- Me deixa em paz
- Os povos
- Saídas e Bandeiras nº 2
- Um gôsto de Sol
- Pelo amor de Deus
- Lilia
- Trem de doido
- Ao que vai nascer
Uns do discos mais legais do Milton.
ResponderExcluirCarolina xavier/PR
O CLUBE DA ESQUINA é um dos discos mais importantes da minha vida. Conheci amores, perdi amigos importantes, conheci amigos importantes e perdi amores sempre com a voz do Milton cantando alguma música desse disco ao fundo. Bons tempos!!!
ResponderExcluirsaudade, baixinha!
beijo e abraço do amigo distante.
Serginho
Oi, Serginho!
ResponderExcluirsaudade também, amigo! conversar anda difícil pra gente, né?!
e daí? foste no Jogo do Timão contra o Chivas???
eu queria ir no beira-rio, mas os ingressos estão esgotados desde quarta-feira.
vamo vamo inter....
beijo!